Novembro Azul – Conscientização sobre o Câncer de Próstata

Novembro Azul – Conscientização sobre o Câncer de Próstata

O “Novembro Azul” é uma campanha mundial para a prevenção e conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata.

Para orientar a população, a ANIMI, através dos seus médicos oncologistas, Dra. Maitê e do Dr. Pedro, realizará a partir do dia 1º mais uma edição do Novembro Azul. A campanha, este ano, vai contar com palestras em várias empresas, disseminação de informação pelas redes sociais e site da ANIMI (www.animi.med.br), artigos publicados em revistas e jornais e educação médica continuada através de reuniões com profissionais da saúde interessados em atualizar o conhecimento médico para auxiliarmos nossos pacientes na busca de hábitos e uma melhor qualidade de vida e, assim, continuamos com a nossa missão. Tanto de cuidar da doença do paciente quando é algo que já surgiu, quanto orientar na prevenção do câncer em geral.

Segundo Dr. Pedro, na prevenção, precisamos manter hábitos de vida saudáveis e um fator importante e que depende de cada um de nós é cuidar na alimentação, substituindo alimentos industrializados por comida de verdade, como: batatas, verduras, frutas, legumes, proteína vegetal e quantidade moderada de proteína animal.

Dr. Pedro ressalta também, a necessidade de praticar exercícios físicos. Para ter benefício à saúde, a quantidade ideal seria de 300minutos de atividade moderada ou 150 minutos de atividade intensa, por semana.

Aleta também, que as pessoas devem ter relações sociais saudáveis, preservando as amizades, as companhias que compartilham da mesma opinião sobre o conceito de saúde e, além disso, é importante encontrar maneiras de enfrentar o estresse diário, como: meditação, mindfulness, orações ou outra maneira para desenvolver a espiritualidade de cada um.

Essas são algumas das maneiras que nos ajudam a ter um envelhecimento mais saudável e com menos doenças ameaçadora da vida ou fora de possibilidades terapêuticas.

A Próstata é do tamanho de uma castanha e está localizada abaixo da bexiga. A sua principal função é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Ao longo da vida a glândula pode desenvolver três doenças: a prostatite (inflamação), a hiperplasia prostática benigna – HPB (crescimento benigno) e o câncer.

A prostatite (inflamação) chega a atingir cerca de 30% dos homens. Pode causar ardor, queimação ou um desconforto junto à ejaculação, esperma de cor amarelada e vontade frequente para urinar. A principal causa para a doença são uretrites, como a gonorreia (doença sexualmente transmissível), após relacionamentos com parceiras com infecções ginecológicas e ainda, após relação anal sem preservativo.

Já a hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno) pode atingir cerca de 50% dos homens acima de 50 anos e provoca aumento da frequência urinária diurna, diminuição da força e do calibre do jato urinário, demora para iniciar a micção, sensação de urgência para urinar, entre outros sintomas.

O câncer, por sua vez, não costuma apresentar sintomas em fases iniciais, quando em 90% dos casos pode ser curado. Ao apresentar sintomas significa já estar numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência, principalmente à noite e presença de sangue na urina ou no sêmen.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado, para avaliação individualizada, mesmo não tendo sintomas. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos a sua consulta anual com o médico especializado. Caso apresente algum dos sintomas acima, independentemente da idade, deve procurar atendimento médico.

Nós médicos oncologistas da ANIMI, esperamos que as campanhas de conscientização “Novembro Azul” incentivem os homens a procurarem o seu médico especialista de confiança e com regularidade, contribuído assim para diminuirmos a estatística do número de pessoas que venham a ter câncer de próstata no Brasil.

Cuide da sua saúde, isso só depende de você, faça a sua parte, enfatiza Dr. Pedro.

up